Galáxia RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

4 participantes

Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por .xmek92. Sex Ago 05, 2011 9:29 am

Video de testes, de um jogo de plataforma no Rpg maker (feito por MayLeone):
vale a pena abrir:

Criando seu jogo de plataforma p1(Recursos e Introdução)
Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] 589487799 Há um certo tempo atrás, eu comecei a desenvolver um jogo estilo plataforma no Rpg Maker, jogo cujo nome era Jurassic Age.
Durante todo esse tempo em que estudei maneiras de criar um jogo perfeito desse estilo, eu consegui aprender bastante coisas nesse tipo de criação de jogo.
Com o cancelamento temporário do projeto citado em questão, eu decidi criar este tópico aqui na MRM, ensinando tudo o que eu aprendi sobre a criação de jogos de plataforma no RM, e é com muita paciência, dedicação e carinho, que eu irei explicar para vocês, como criar um jogo que simula perfeitamente um jogo de plataforma nessa engine.
Eu estava postando o conteúdo primeiramente meu blogger sobre RM: http://rmxpbdl.blogspot.com/2011/07/como-criar-um-jogo-de-plataforma-parte.html
Mas, decidi postar por aqui também, para que mais pessoas possam visualizar os tutorias, e conhecer outros meios de criar novos estilos de jogos.

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] 2jb2ijo

Sim, esse print acima foi tirado de um jogo do gênero plataforma, no Rpg Maker, criado por mim.
E você também poderá fazer um desses.
Hoje irei ensinar como!

Informações:
Tutorial e sprites criados por MayLeone.
O tutorial será feito no Rpg Maker XP.
Você precisa conhecer um pouco sobre os jogos de plataforma, ter uma noção sobre sua jogabilidade.
Ter um pequeno conhecimento sobre a engine, suas funções, como aplicar scripts, saber os jargões e etc...
O nível de dificuldade desse tutorial pode variar, pois há vários sistemas/scripts/mapeamentos um tanto fáceis, como também complexos, porém tudo será explicado com detalhes e calma, basta prestar atenção.

Início:
Muitos vão me dizer que existem engines de criadores de jogos como o Indie Game Maker e Game Maker, para criar esse tipo de jogo, eu mesma já consegui fazer algumas coisas neles, mas os mesmos podem parecer um pouco complexos de início, e tudo o que ambos podem fazer, o Rpg Maker também pode, é só saber como, e ter os recursos certos.

Por falar em recursos, vamos falar um pouco deles.
Como todos sabem, a engine RMXP, foi criada para que seus usuários possam criar jogos do gênero RPG.
O personagem pode andar pelo mapa nas quatro direções (esquerda, direita, cima e baixo), e a perspectiva dos mapas são olhados de cima, assim:
Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Images?q=tbn:ANd9GcRIEm57a-5PWR2mhlXseokKkCv0U_-PMuL9dxgvPsS6k_CDS5a5&t=1
(a imagem acima não foi mapeada por mim, ela serviu apenas de exemplo)

E como nos jogos de plataforma, que na maioria das vezes são em 2D (o personagem só anda na horizontal e pula) o Rpg Maker, de início não parece ser uma boa engine para criar esse tipo de jogo, pois o personagem pode se movimentar em todas as direções e o sistema de pulo que vem com ele é uma porcaria (para esse tipo de jogo).
Mas, como existem pessoas que querem ir mais além, vulgo, alguns scripters (em especial Sweet Liar e meu amigo Gab) eles puderam trazer para a humanidade maker, alguns scripts que ajudam o Rpg Maker a simular um jogo de plataforma perfeitamente.
Eu juntei vários scripts que podem criar um jogo de plataforma no RMXP, e trago especialmente para vocês.

Recursos básicos/scripts:
• Script de simulador de plataforma:
Spoiler:

• Script com menu de opções (simples):
Spoiler:

• Script de Pontos:
Spoiler:

• Script de Hud(vidas):
Spoiler:

• Script de Pauser:
Spoiler:

• Anti-Lag eficaz:
Spoiler:

• Script de Plataforma em movimento:
Spoiler:

• Script de eventos atravessarem tudo:
Spoiler:

• Script de Check-point:
Spoiler:

• Script de colisão entre eventos:
Spoiler:

Link para download dos scripts citados: (4shared)

Finalização:
Ótimo! agora temos os scripts necessários para criar um bom jogo de plataforma.
Agora seu personagem pula, quando aperta-se a tecla ''S'' (se você não modificou o script,claro) e pausa apertando a tecla D.
Mas esse não é nem a ponta do iceberg. Claro que com os scripts em mãos, tudo se torna mais fácil, mas ainda faltam as imagens, midis, sistemas, sprites, mapas e uns básicos tutoriais criados por mim para facilitar ainda mais a coisa.
Porém, vamos por partes. Podemos ir agora para a parte gráfica do seu jogo, onde tudo começará, iremos mexer no database, criar sprites, e diversas outras coisas...
Segue nosso tutorial na parte 2.
Nos vemos lá.
Qualquer dúvida, com essa parte do tutorial, entre em contato.
.xmek92.
.xmek92.
Membro
Membro

Engine : RPG Maker XP
Mensagens : 32
Idade : 28

https://galaxiarpgmaker.123.st

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por dl_thunder Sáb Ago 06, 2011 7:55 am

Muito bom esse tutorial ;D
Nunca tinha visto um desse tipo.
É meio grandin,mas tem um bom resultado xD

+ rep


Foi VOCÊ quem crio o tutorial,ou foi outra pessoa?
dl_thunder
dl_thunder
Moderadores
Moderadores

Engine : RPG Maker VX
Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por .xmek92. Sáb Ago 06, 2011 10:45 am

Foi a MayLeone,só estou dispondo Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] 3209125301
.xmek92.
.xmek92.
Membro
Membro

Engine : RPG Maker XP
Mensagens : 32
Idade : 28

https://galaxiarpgmaker.123.st

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por dl_thunder Sáb Ago 13, 2011 8:36 am

Ata
Um credito pegaria bem...nao acha... Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] 650269930

Mesmo assim,bom tutorial :D
dl_thunder
dl_thunder
Moderadores
Moderadores

Engine : RPG Maker VX
Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por Diogo Pegasus Dom Ago 14, 2011 3:39 pm

Se eu tivesse visto isso a um tempo atras....
Diogo Pegasus
Diogo Pegasus
Membro
Membro

Engine : RPG Maker XP
Mensagens : 22
Idade : 31
Localização : Araxa-Mg

http://comediamaker.forumeiro.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por AllaN Seg Ago 15, 2011 7:59 pm

Cara, o mundo maker está a cada dia se superando, sempre quis experimentar fazer um jogo de plataforma, mas agora não sou mais maker... apenas moderador mesmo.
Mas está muito bom pelo tópico esse sistema.

É mesmo: +1 Rep.
AllaN
AllaN
Moderadores
Moderadores

Engine : RPG Maker XP
Mensagens : 163
Idade : 27
Localização : Area 51.

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por dl_thunder Sáb Ago 20, 2011 10:15 am

Tbm sou mod,mas maker..aa que preguiça...
Tanto trabalho que nunca terminei um jogo buaa

Prefiro jogar msm heuheu
dl_thunder
dl_thunder
Moderadores
Moderadores

Engine : RPG Maker VX
Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone] Empty Re: Criando um jogo de plataforma (1/6) [Tópico e sistema por MayLeone]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos